calendario NFC-e - obrigatoriedade do tef

Calendário NFCe – Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo entram na lista da obrigatoriedade

A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico) tem como objetivo documentar as vendas para seus clientes, seja presencial ou não. Quer saber se o seu Estado já está exigindo a emissão? Confira aqui.

Todas as empresas que praticam varejo nos Estados da Bahia, Rio Grande do Sul e Espírito Santo entraram pra lista e passaram a exigir a emissão da Nota, por isso fique atento aos prazos.

A NFC-e liquida a nota fiscal de venda ao consumidor – modelo 2 – e o cupom fiscal, da mesma forma que a Nota Fiscal Eletrônica substituiu as notas modelo 1. Espera-se que até o início de 2020 esse método esteja completamente implantado no país.

Cronograma

Bahia – 01 de Janeiro de 2019: Todos os estabelecimentos optantes pelo Simples, exceto Microempreendedor Individual (Credenciamento SEFAZ BA)
Rio Grande do Sul – 01 de Janeiro de 2019: NFC-e será obrigatória para os contribuintes com rendimento igual ou inferior a R$360 mil e superior a R$120 mil reais. Os demais contribuintes tornam-se obrigados apenas em janeiro de 2020. (Credenciamento SEFAZ RS)
Espírito Santo – 01 de Janeiro de 2019 – Obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais, independente do faturamento. (Credenciamento Sefaz ES)

Facilidades da NFC-e

Com a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica torna-se mais rápido e seguro o acesso à informações fiscais pela Secretaria da Fazenda e ajuda no trabalho de impedimento à ocorrência da famosa sonegação fiscal.

Outra agilidade com a obrigatoriedade da NFC-e foi a dispensa do uso do ECF (Equipamento Emissor de Cupom Fiscal), que a partir de agora será substituído, ou seja, aos contribuintes que ainda utilizam desse mecanismo para emitir suas notas, há um prazo de 9 meses para regularização de seus comércios. Absolutamente tudo que for emitido após esse prazo, será considerado ilegítimo.

Confira os benefícios

Segue abaixo uma lista das principais facilidades que a NFC-e (modelo 65) trouxe para o comércio em geral:

Redução de custos: já que alguns equipamentos deixam de ser obrigatórios e o uso de papel também diminui.
Agora torna-se possível o uso de qualquer impressora não fiscal, o que acaba reduzindo também os gastos com hardware.
Facilidade: pois todo documento fiscal poderá ser acessado de qualquer smartphone, tablet, notebook, etc e melhor ainda, à distância.
Deixa de ser necessário o leitor QR Code, sendo preciso apenas abrir a câmera e ter acesso ao documento totalmente online.

Agilidade: através da transmissão de dados em tempo real ou online (pelo portal do SEFAZ) da NFC-e, dispensando a homologação do software pelo Fisco e sem necessidade de autorização prévia do equipamento a ser utilizado.

Menor burocracia na hora das vendas, já que será dispensado a homologação do software.
Nos períodos de altas movimentações (por exemplo: datas comemorativas) há a possibilidade de flexibilizar os pontos de vendas.
Incorporação de algumas plataformas físicas e virtuais, trazendo uma inovação para sua empresa.

Através disso, podemos perceber o grande avanço que a NFC-e vai trazer ao mundo do varejo, melhorando também a relação entre empresário e contador.

Frisando que a NFC-e só pode ser utilizada em vendas presenciais ou à domicílio. Nas demais operações, o contribuinte utilizará o modelo 55 (NF-e). Para ter acesso à este recurso será necessário fazer seu credenciamento junto ao SEFAZ do seu Estado.

O descumprimento da obrigação de emissão de Documento Fiscal Eletrônico é motivo para a inaptidão da inscrição estadual do estabelecimento, conforme previsto no inciso XVI do art. 27 do RICMS.

Dica Bônus – Agilize seu Atendimento

Nada melhor do que dormir com a consciência tranquila ciente de que tudo está bem encaminhado e indo de vento em popa com sua empresa, correto?

Já que contamos pra você sobre a NFC-e e os seus benefícios, gostaríamos de te apresentar as inúmeras vantagens que a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) da PayGo pode trazer para o seu negócio.

O que é a Transferência Eletrônica de Fundos – TEF

Transferência Eletrônica de Fundos – mais conhecida como TEF – nada mais é que um sistema que executa transações financeiras de maneira totalmente eletrônica.

Sabemos que as vendas no cartão de crédito cresceram consideravelmente. Isso demonstra que sua empresa não pode e não deve rejeitar essa possibilidade de pagamento. Se você quer aumentar suas vendas, é extremamente importante ampliar suas formas de recebimento, incluindo, com toda certeza, a opção do cartão de crédito e débito.

Optando pelo pagamento no cartão, o comerciante realiza transações com mais facilidade e segurança, além de contar com a garantia a ser paga, mesmo que o cliente não pague sua fatura mensal do banco.

Sendo assim, o TEF tornou-se fundamental para que o varejista consiga integrar sua máquina de cartão ao seu sistema de vendas e, também, de seu estabelecimento comercial com a operadora de cartão.

Vantagens exclusivas

Uma das vantagens de trabalhar com a tecnologia TEF é a possibilidade de interagir com multi adquirentes e ter a facilidade de receber várias bandeiras. Dessa forma, você tem o privilégio de poder negociar melhores taxas e automaticamente deixar de ser dependente de uma única rede.

Outra vantagem é a integração com o software de automação comercial. Isso significa garantia de que não haverá divergência entre o valor cobrado do cliente e o que foi efetivamente lançado no sistema, evitando qualquer tipo de falha humana.

Através do TEF PayGo você tem total gestão sobre as suas transações e total controle sobre os teus recebíveis, te dando uma ampla visão e conhecimento acerca de todos os valores que saem e que entram no seu comércio.

O mais interessante é que esse sistema também é capaz de, automaticamente, remover do estoque um produto que acabou de ser retirado da loja e incluir o valor recebido no controle financeiro do estabelecimento.

Isso só confirma que o TEF facilita muito a vida do comerciante e que adquiri-lo é sinal de economia e modernidade.

A PayGo garante que independente do tamanho do seu negócio, o que era bom pode ficar ainda melhor. Peça seu orçamento e garanta as melhores taxas do mercado!

Comments ( 0 )
Central de Atendimento 0800 727 9904