aumentar as vendas de um supermercado melhore a gestão de seu negócio

10 dicas para aumentar as vendas de um supermercado

Como proprietário de um supermercado, você pode facilmente ficar desanimado e frustrado quando as vendas diminuem ou quando não obtém tráfego suficiente na loja.

Além das estratégias que ensinaremos ao longo do texto, tornar o seu estabelecimento um importante local de passagem é essencial se você planeja aumentar as vendas do supermercado. Como fazer isso? Comece identificando os tipos de clientes que visitam você.

Os clientes usuais são sua base e devem ser ouvidos para que sua lealdade seja prolongada no decorrer tempo. Para evitar perdê-los, considere recompensar essa lealdade com bônus ou prêmios. Para fazer com que se sintam importantes, não hesite em pesquisá-los, conhecer seus desejos em termos de desejos e serviços.

Os varejistas podem usar esse conhecimento para projetar estratégias mais eficazes, para impulsionar as vendas através da satisfação do cliente. Conheça, agora, 10 dicas para aumentar as vendas do seu supermercado.

1. Propaganda é a chave do sucesso

Se você deseja saber como aumentar as vendas do seu supermercado, fique atento a essa regra básica: o primeiro passo é fazer com que os consumidores entrem.

As principais redes usam folhetos de jornais publicitários semanais. Neles, são exibidas promoções da semana ou do dia do supermercado. Se você não puder pagar pela propaganda diária, foque na semanal. Use anúncios chamativos e coloque-os em seções de um jornal ou panfletos para serem entregue nas ruas.

Tente negociar com fabricantes dos produtos que anunciar, solicitando que eles te reembolsem pela parte dos anúncios que contenha seus nomes e logotipos. Além disso, imprima cupons com itens de alta venda para obter maior retorno do seu investimento.

Considere, também, doar frutas e bebidas esportivas para eventos esportivos locais. Assim, irá propagar sua rede.

2. Ofereça Cupons

Coloque cupons nas estantes, nos corredores e onde mais couber na sua loja para que os consumidores notem alimentos específicos que talvez não tenham ido comprar.

Insira, também, folhas com vários cupons na frente da loja, perto de carrinhos de compras, para incentivar os clientes a procurar determinados itens. Se você tiver um programa de fidelidade de loja, permita que os clientes carreguem cupons eletrônicos diretamente em seus cartões ou aplicativos. Outra opção é oferecer cupons para impressão on-line.

3. Altere, com determinada frequência, o local dos itens

A cada mês ou trimestre, altere a localização de itens populares, para que os compradores motivados a comprá-los tenham que procurá-los. Isso fará com que seus clientes tenham que passar e notar outros produtos, estimulando as compras por impulso.

4. Itens localizados próximo à altura dos olhos

Coloque itens que atraiam as crianças nas duas ou três fileiras inferiores das prateleiras, de modo que fiquem no mesmo nível ou perto dos olhos das crianças pequenas.

Isso gerará pedidos, por parte das crianças, para que os pais adquiram itens que inicialmente não comprariam.

Além disso, coloque produtos de impulso, como chicletes ou balas, no nível dos olhos e perto do balcão, para chamar a atenção dos adultos.

5. Use carrinhos maiores

Outra dica para aumentar as vendas do supermercado é ter carrinhos com bastante espaço. Isso envia uma mensagem subliminar a muitos compradores de que eles não esgotaram seu orçamento e têm mais dinheiro para gastar.

6. Agrupe produtos que criem refeições completas

Use quiosques de final de corredor ou seções de um corredor para agrupar produtos que criam uma receita ou refeição. Por exemplo, coloque massas de bolo, morangos e cobertura chantilly juntos, para incentivar os clientes a comprar os três.

Um outro exemplo é colocar espaguete, molho, croutons, queijo parmesão e pão italiano juntos, para gerar a ideia de uma refeição conveniente na cabeça dos consumidores.

7. Agregue valor e invista em um site e redes sociais

Uma forma eficiente e econômica para divulgar seu supermercado é através das mídias sociais. Certifique-se de que você tenha um fluxo constante de atividade on-line. Clientes que veem uma enxurrada de atividades e depois períodos de silêncio, deduzem que você fica ativo na rede apenas quando as vendas estão baixas.

Além disso, postagens constantes podem aumentar o alcance de suas páginas, além de gerar um bom engajamento com seu público. Use as mídias sociais para se posicionar como o lugar ideal para comprar.

 

Outra dica é fornecer receitas em seu site, postagens de mídia social e na loja,  para que os clientes sintam-se inspirados a comprar produtos e criar refeições com eles.

 

8. Se exponha

 

Há um fenômeno de varejo em que algumas mercadorias ficam expostas, fazendo com que pessoas locomovam-se até elas para dar uma olhada. Algumas redes optam por expor seus produtos em eventos. Essa ideia é antiga mas ainda funciona.

 

Sem contar que, muitas vezes, alguns mercados de pequeno porte colocam algumas de suas mercadorias para fora. Isso cria uma visão de que há algo acontecendo na loja, deixando as pessoas curiosas e, consequentemente, acaba fazendo com que parem para ver, o que ajuda a aumentar as vendas do supermercado.

 

9. Amostra Grátis

 

Se você está vendendo um novo produto, ofereça amostras grátis usando displays perto dos itens. Para gerar mais atenção, exiba um novo queijo com um biscoito popular, ou pedaços do seu pão caseiro com um molho de vegetais.

 

Além disso, contrate alguém para oferecer aos clientes pedaços para degustação. Lembre-se de que o produto também deve ficar em pontos estratégicos. O salame pode ser oferecido próximo a cerveja, por exemplo.

 

10. Gere um buzz

 

Sempre que algo digno de nota acontecer na sua empresa, envie um comunicado à imprensa. A ideia é pegar qualquer cobertura gratuita possível.

 

Além disso, envolva-se com eventos da comunidade. Considere a volta às aulas, reuniões ou outros eventos de rede em sua loja de varejo. Use um evento promocional exclusivo para gerar um buzz e aumentar as vendas do supermercado.

11. [DICA BÔNUS] Ofereça boas formas de pagamento

 

Você sabia que muitos compradores cancelam suas compras se a forma de pagamento preferida não estiver disponível? Além disso, diversos consumidores também dizem que se sentiriam mais confortáveis ​​comprando de um comerciante que oferece várias opções de pagamento.

 

Oferecer várias opções de pagamento fará seu supermercado parecer profissional e confiável. Quantas vezes você viu empresas notáveis ​​com apenas um método de pagamento? Isso mesmo, nunca!

 

Para isso, a PayGo oferece a solução para os seus problemas. Com o TEF você consegue aceitar vários cartões em uma única máquina. O TEF atende qualquer tipo de comércio e pode dobrar suas vendas! Com ele, também é possível ter total gestão sobre as transações com cartões.

 

Quer saber mais sobre essa novidade? Então entre em contato com a gente!

Comments ( 0 )
Central de Atendimento 0800 727 9904