6 dicas para aumentar as vendas do seu salão de beleza

O grande objetivo de todo dono de negócio é realizar cada vez mais vendas, com o máximo de lucro possível. Não é diferente em relação a um estabelecimento de estética: aumentar as vendas do salão de beleza é o maior desejo de qualquer proprietário.

Mas como aumentar as vendas do salão? Você sabe que a concorrência é grande, e as despesas para manter o negócio, às vezes, são volumosas. Além disso, existem meses ou épocas em que o faturamento é insatisfatório, enquanto em outros, supera as expectativas: a oscilação costuma ser significativa no ramo da estética.

Neste artigo, vamos apresentar a você dicas de como aumentar as vendas do salão, expandindo a rentabilidade e fidelizando clientes. 

Siga lendo e descubra como aumentar as vendas do salão de beleza de forma prática, dinâmica e eficiente.

1. Tenha um planejamento

Muitas vezes, a intensa oscilação do faturamento conforme o mês é resultado da falta de planejamento. 

Estamos falando de metas. Elas podem ser anuais, mensais, semanais ou diárias. A partir de uma ou mais metas, desenvolva um planejamento estratégico que envolva rever técnicas e buscar aperfeiçoamento nos mais variados setores. 

De preferência, coloque tudo no papel e acompanhe os resultados continuamente. Aumentar as vendas do salão de beleza tem tudo a ver com organização e estratégia. Busque se informar sobre as melhores formas de administrar seu salão de beleza, através de cursos e materiais confiáveis disponíveis na internet, por exemplo. Uma dica é consultar o SEBRAE, que pode ajudá-lo a implementar ações para aumentar as vendas do salão.

Ah! Não se esqueça de, caso necessário, mudar suas estratégias. O que não está dando certo precisa ser detectado e melhorado ou eliminado. Fique de olho para aumentar as vendas do seu salão de beleza e evitar prejuízos!

2. Controle o caixa

Ou seja, organize seu faturamento. O ideal é que você tenha tudo sob seu controle, todas as entradas e saídas, e jamais misture finanças pessoais com finanças do negócio.

Aumentar as vendas do salão de beleza nem sempre é um desafio fácil, mas sem controle financeiro as coisas ficam complicadas. Sabemos que, em muitos salões de beleza, o dia a dia é agitado, existe muita correria e o controle do faturamento e dos lucros pode ficar comprometido.

O valor de um pote de creme, por exemplo, é importante. Quer dizer, cada pequena despesa e cada pequeno ganho deve ser controlado e analisado. 

Se antes falamos de planejamento, agora falamos de monitoramento, controle e acompanhamento. Ao fim do mês, você deve saber quanto despendeu financeiramente para seu salão de beleza funcionar, e quanto foi a receita total. 

Faça uma lista de despesas e ganhos fixos, para começar. Registre em uma tabela no Excel, em uma caderneta ou em um software de controle de gestão – o que é o ideal.

Jamais deixe em segundo plano o controle das finanças do seu salão de beleza. Você poderá detectar gastos desnecessários e novas possibilidades de rendimento.

3. Invista em marketing – inclusive online

Tendo em vista a grande concorrência em praticamente todos os setores do mercado na atualidade, é fundamental investir em marketing. Se for marketing digital, melhor ainda. Por quê? Nós estamos em plena Era Digital, e as pessoas estão, em sua maioria, online: nas redes sociais, em sites e em lojas virtuais.

É verdade que, se tratando de salão de beleza, uma das formas de conquistar clientes sempre foi o boca boca. Fulana foi bem-atendida e conta para a vizinha, que marca uma hora e também acaba saindo satisfeita e espalha para os familiares, etc. Mas, hoje, conquistar clientes para o salão de beleza vai muito além da propaganda das clientes, dos panfletos e dos anúncios em jornais e revistas.

Uma pergunta: você conhece alguma coisa sobre marketing digital e suas várias possibilidades? Se não, está perdendo tempo e dinheiro! A tecnologia traz novas alternativas a cada dia, fique ligado nelas. 

Com o marketing digital, você consegue se aproximar mais do seu público-alvo, compreendê-lo e satisfazer suas necessidades e desejos ao observá-lo nas redes sociais – nas deles e nas suas. 

E mais: você não precisa investir muito, às vezes até nada, em marketing digital. Algumas sugestões para você divulgar seu negócio online: 

  • invista em propaganda e em vendas diretas pelas redes sociais, especialmente página no Facebook – existe a possibilidade de criar uma loja dentro da página – e no Instagram. Ambas as redes oferecem perfis profissionais na hora de criar a conta, o que dá mais credibilidade ao negócio;
  • faça promoções e sorteios online em suas redes sociais que ajudem a divulgar seu negócio. Exemplo de sorteio no Instagram: “concorra a uma escova progressiva + corte de forma gratuita. Para participar siga a página; marque 3 amigos nos comentários e coloque a hashtag #maisbonitasalaovitta. Comente quantas vezes quiser.” Faça promoções, também, em seu site ou sua loja virtual;
  • invista em anúncios do Google;
  • crie anúncios no Facebook;
  • desenvolva conteúdo de qualidade direcionado ao seu público-alvo: não se limite a expor seus produtos e serviços ou promoções. Crie material sobre beleza e qualidade de vida, por exemplo. Que tal criar um blog?
  • monitore todos os resultados das suas campanhas publicitárias e o tráfego em suas redes sociais e site. Google Analytics pode ajudar você nisso.

Ou seja, invista, direta e indiretamente, em vendas pela Internet.

4. Faça promoções e permutas

A palavra aqui é criatividade. 

Invente promoções lucrativas – seja para desafogar o estoque, para divulgar um novo produto ou uma nova tecnologia, entre outros. Pacotes de tratamento, dias ou horários com preços especiais são bons exemplos.

E tem as tão faladas permutas. Já ouviu falar?

Por exemplo: você fornece um serviço ou produto de graça para uma pessoa influente na internet, ela o utiliza e divulga para seu público, fazendo uma imagem positiva do seu estabelecimento ou sua marca. 

Mas, atenção: o melhor é que você não saia “mandando a torto e a direito” produtos e cupons de desconto a influencers digitais. Procure negociar antes: quais estão dispostos a divulgar seu trabalho recebendo produtos e serviços? Alguns cobram muito caro para expor marcas e empresas, e se você não tem muitos recursos, não é uma boa para você. 

Se você quer saber como aumentar as vendas do salão de beleza com permutas, comece procurando por YouTubers e blogueiras. Não desista facilmente, busque até encontrar o negócio mais lucrativo para você. 

5. Utilize tecnologia e produtos de ponta

Mais uma dica para aumentar as vendas do salão de beleza é lembrar aquele velho ditado: o barato sai caro.

De que adianta atrair várias clientes por oferecer preços baixos mas, consequentemente, oferecer um serviço de má qualidade?

De nada adiantará se não conseguir clientes fiéis (quem não gostar do serviço, não voltará ao salão). As pessoas estão cada vez mais exigentes.

6. Priorize atendimento ao cliente e gestão de equipe

Um toque final para aumentar as vendas do salão: não deixe de cuidar bem do atendimento ao cliente.

Organize e oriente sua equipe da melhor forma possível. Mantenha diálogo, bons relacionamentos – com hierarquia – e incentive ou promova cursos. Do uniforme à higiene, tudo importa no que se refere ao atendimento ao cliente no salão de beleza.

Lembre-se de que, no ramo de estética, principalmente, o atendimento ao cliente faz toda a diferença. 

Falando em atendimento ao cliente, que tal contar com a maquininha de cartão mais completa do mercado e facilitar o pagamento dos seus clientes? Além disso, você conta com as melhores taxas e aumenta sua rentabilidade. Conheça, também, nosso sistema TEF de pagamentos e avalie qual é o melhor para você.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo sobre como aumentar as vendas no salão de beleza. Se gostou, compartilhe! Deixe seu comentário ou sua dúvida, queremos ajudar você a crescer e se aperfeiçoar cada vez mais.

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