fbpx

Saiba como a maquininha de cartão está revolucionando o mercado nacional

A tecnologia da maquininha de cartão tem revolucionado o mercado brasileiro e mundial. É uma “febre”, pois veio facilitar o recebimento de pagamentos, beneficiando tanto vendedores quanto compradores.

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre esse mercado expansivo da maquininha de cartão, examinando o cenário atual e os prognósticos dessa inovação prática que pode contar com o benefício da mobilidade, ou seja, ir até o cliente.

Siga lendo e saiba mais sobre o que a maquininha de cartão de crédito vem fazendo pela economia brasileira.

O que é maquininha de cartão?

Maquininha de cartão de crédito, de débito, de alimentação ou refeição é um equipamento utilizado para realizar pagamentos físicos com cartão. 

Compras na Internet não são feitas com maquininha – mas podem ser efetuadas por cartões virtuais, que servem especialmente para esse tipo de transação.

Para que serve? 

A maquininha de cartão, faz pagamentos através de cartões de crédito ou débito. No Brasil, as transações por cartão de crédito nas maquininhas representam a maior parte, conforme pesquisas recentes. 

A maquininha de cartão também aceita cartões de refeição e alimentação, e outros como vale-combustível. 

Alguns dos benefícios da maquininha de cartão são:

  • Segurança;
  • Comodidade;
  • Praticidade;
  • Mobilidade.

O mercado vem aderindo cada vez mais à maquininha de cartão no Brasil. Portanto, se você é um vendedor e ainda não tem, deve considerar seriamente adquirir uma delas! A PayGo conta com algumas opções entre elas  a Maquininha  e tecnologia TEF.

Contamos, ainda, com um conciliador, do qual você pode conciliar suas vendas por meio de cartão. São relatórios para que você possa acompanhar suas vendas com cartões de débito e crédito na maquininha ou no TEF, em um ou mais locais de venda e em um painel online. Você filtra as transações por:

  • Loja;
  • Adquirente;
  • Cartão;
  • Bandeira;
  • Tipo de transação;
  • Domicílio bancário.

Assim, você sabe exatamente o que vai receber ao gerenciar e acompanhar taxas e descontos das adquirentes, cancelamentos e chargebacks. Pode, ainda, exportar relatórios CLS, CSV, TXT e PDF e criar filtros, tudo na Internet.

O mercado da maquininha de cartão no Brasil

Recentemente, o Sebrae publicou uma pesquisa sobre a utilização da maquininha de cartão em negócios de pequeno porte em nosso país. Dados de 2016 foram comparados aos de 2018, e empreendedores de todo o Brasil foram entrevistados, tanto microempreendedores individuais (MEI) como microempresários (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) em diferentes setores.

Conforme a pesquisa, 54% dos comerciantes ainda não possuíam maquininha em 2018, 12% a mais que no ano anterior. Índice baixo, cuja principal razão – alegada pela maioria dos entrevistados que não utilizavam o aparelho – é que preferiam outras formas de pagamento.

Em 2019, no entanto, a utilização da maquininha de cartão tem aumentado de forma incrível e a tendência é de que a grande maioria dos vendedores venham a utilizá-la nos próximos meses.

O fato é que a maquininha de cartão veio para ficar, pois vem tendo grande impacto no mercado financeiro brasileiro e global. Cada vez mais, as pessoas não andam com dinheiro no bolso ou não o utilizam para realizar pagamentos, preferindo a comodidade dos cartões de crédito e débito. Além disso, tem a questão da segurança: ladrões querem dinheiro, e não cartões.

Nem sempre o cliente dispõe de dinheiro vivo, cheques ou possibilidade de realizar transferência bancária. Se você é comerciante e não dispõe de uma maquininha de cartão, está perdendo vendas e clientes.

Outras notícias que turbinaram o mercado da maquininha de cartões no Brasil: em fevereiro de 2017, o Banco Central (BACEN) deu fim à exclusividade de bandeiras nas maquininhas de cartões. E, em julho daquele ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou um acordo com a Cielo para que a bandeira Elo deixasse de ser  exclusividade nessa financeira.

Fique de olho nas tendências

O sucesso da maquininha de cartão acompanha a popularização dos cartões que vem ocorrendo no Brasil. Ela é decorrente, em grande parte, de más políticas de segurança pública, que é um mecanismo significativo para controle e concentração do setor financeiro sobre o povo. Em troca desse controle, o Estado ganha altas quantias devido às dívidas de microcrédito. 

Por outro lado, as maquininhas têm se popularizado pelo aumento da quantidade de microempreendedores no Brasil, o que pode ser explicado pelos altos níveis de desemprego. Assim, cada vez mais pessoas estão investindo em negócios próprios, e apostando em pagamentos facilitados, como os realizados por meio eletrônico com as maquininhas. 

O número de MEIs têm crescido excepcionalmente e eles têm optado pela maquininha de cartão para atrair clientes e poder ir até eles com serviços de delivery.

O papel-moeda vem circulando cada vez menos e o crescente aumento das transações eletrônicas são apenas um dos reflexos da Era Digital. Não se pode dizer se algum dia o dinheiro físico vai ser totalmente substituído por cartões – e até mesmo chips implantados, alguns já em utilização em certos lugares do mundo – mas os prognósticos indicam uma expansão contínua de pagamentos eletrônicos.

Neste cenário, entram as facilidades da maquininha de cartão: você pode utilizá-la para comprar um cachorro-quente em um carrinho na rua ou outros profissionais autônomos ou em feiras, por exemplo. 

Para os MEIs, a maquininha de cartão passou a ser praticamente essencial, diante da concorrência e dos novos hábitos de compra das pessoas que vão se solidificando na sociedade. 

O que podemos esperar para 2019, conforme dissemos, é que o mercado de maquininha de cartão e de cartões continue crescendo. Em 2018, as transações com cartões movimentaram cerca de R$ 1,55 trilhão no Brasil, de acordo com a Abecs. A associação espera que esse aproximadamente 60% das compras no Brasil sejam realizadas com cartões até o ano de 2022. Ótima notícia para quem quer investir em maquininha.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre o mercado de maquininha de cartão no Brasil. Se gostou, compartilhe nas suas redes sociais e deixe seu comentário ou sua dúvida. 

Não se esqueça de que a PayGo conta com a maquininha mais completa do mercado, e você pode inclusive trabalhar revendendo nossas tecnologias.

Até mais!

Comments ( 0 )
Central de Atendimento 0800 727 9904