Como o cartão de crédito pode ajudar a sua empresa a vender mais?

A história do cartão de crédito é recente, data da década de 1950. No entanto, hoje em dia milhares de pessoas e empresas no mundo inteiro utilizam essa ferramenta, tanto para pagar como para receber pagamentos. Ao mesmo tempo, novas tecnologias e alternativas voltadas ao cartão de crédito vão surgindo, como as maquininhas. Isso é ótimo para vendedores e compradores. 

Neste artigo, vamos falar sobre como vender mais com cartão de crédito, esse meio de pagamento que chegou para ficar. Acompanhe o conteúdo e descubra como o cartão de crédito pode trazer mais vendas para o seu negócio.

Mas, antes, veja um pouco da história por trás desse meio de pagamento super utilizado pelos brasileiros.

Como surgiu o cartão de crédito?

Conforme mencionamos, o cartão de crédito como conhecemos hoje apareceu nos anos 1950, de uma forma um tanto quanto inusitada. Um sujeito chamado Frank MacNamara foi jantar em um restaurante em Nova York e, ao pagar a conta, percebeu que havia deixado sua carteira em casa, portanto não tinha como quitar sua dívida com dinheiro ou cheque. Sua esposa o livrou dessa, mas a situação o marcaria dali em diante.

McNamara descobriu então que poderia existir outra maneira de pagar contas. Ele criou o Diners Club Card, que inicialmente era confeccionado em papel: as unidades eram poucas, e poucos os restaurantes que o aceitavam. Ocorreu que o Diners Club Card despertou o interesse de outras empresas em investir nesse modelo. Dois anos após a primeira versão, o Diners Club Card tinha validade internacional. Em 1960, estava presente em cerca de 50 países.

Assim, na década de 1960 foram surgindo empresas de cartão de crédito, como PanAmerican Service Corporation, que originou o BankAmericard. Este último, por sua vez, gerou a bandeira Visa. Apareceram ainda, nessa época, a American Express e a MasterCard. 

Hoje, os cartões de crédito oferecem várias modalidades, como internacionais, nacionais e entre outras. 

Como o cartão de crédito pode aumentar as vendas da sua empresa?

O cartão de crédito é um facilitador de pagamentos. Trata-se, atualmente, de um pequeno cartão de plástico com um chip que é aceito em quase todos os estabelecimentos comerciais, através de maquininhas de cartão.

Os primeiros modelos de cartão de crédito apenas serviam para adiar o pagamento de dívidas, mas o cartão de crédito evoluiu: oferecem milhas, pontos e descontos como bonificação conforme a utilização, podem ser gerenciados por aplicativos de smartphone e fazer compras online, sem a necessidade de se ter o cartão físico.   

Atualmente, pode-se utilizar o celular para efetuar pagamentos com cartão de crédito, além das já citadas maquininhas que oferecem cada vez mais recursos e facilidades. A PayGo conta com a maquininha de cartão de crédito mais completa do mercado, oferecendo os sistemas TEF e POS. Esses aparelhos ajudam sua empresa a vender mais, pois facilitam o pagamento do cliente. Estas tecnologias, inclusive, podem ser transportadas até onde o cliente está.

Os cartões de crédito e débito, portanto, são expressão da Era Digital em que vivemos, na qual o dinheiro circula cada vez mais de forma eletrônica. E, definitivamente, você pode vender mais com cartão de crédito.

A principal forma de pagamento

O cartão de crédito é a principal forma de pagamento nas compras online, que, por sua vez, têm tido grande expansão. Compras podem ser realizadas em computadores ou dispositivos móveis conectados à internet, através de sites ou aplicativos para smartphones 

Também na compra presencial, o cartão de crédito é muito utilizado, ainda que em épocas de crise. 

Vantagens do cartão de crédito  

Você realmente pode utilizar o cartão de crédito para vender mais. 

Veja algumas vantagens do cartão de crédito para sua empresa e para os clientes:

  • O cliente pode acompanhar os gastos do seu cartão, seja em aplicativos ou na própria financeira;
  • Não é necessário que o cliente tenha conta em um banco para ter cartão de crédito;
  • O cliente pode receber seu dinheiro de volta se cancelar a compra;
  • A aprovação da compra com cartão de crédito ocorre em segundos, com comprovantes para o vendedor e o cliente;
  • Existem inúmeras bandeiras de cartão de crédito, nacionais e internacionais, algumas delas aceitas em praticamente todas as lojas, físicas ou na rede;
  • O comprador pode parcelar a compra em várias vezes, inclusive sem juros em alguns casos;
  • No caso de lojas online, existem várias plataformas específicas para recebimento de pagamentos, incluindo cartões de crédito: elas costumam ser práticas e fáceis de utilizar;
  • As bandeiras de cartão de crédito costumam oferecer aos clientes descontos e programas de fidelidade: quanto mais utilizar, mais vantagens, podendo muitas vezes trocar pontos acumulados por produtos;
  • O vendedor pode escolher os prazos em que vai receber os pagamentos do cartão de crédito: quanto maior o prazo, menores as taxas;
  • O cliente pode parcelar sua fatura de cartão;
  • As maquininhas de cartão de crédito são práticas e costumam aceitar várias bandeiras, podendo ser levadas à mesa do cliente ou até sua casa, como no caso da compra via delivery. 

Como você pôde perceber, o cartão de crédito disponibiliza várias vantagens para quem compra e para quem vende.

Estas vantagens para o cliente e para sua empresa, consequente, ajudam a aumentar suas vendas. Isso porque há a facilitação do pagamento, seja por crédito ou débito. O cliente, por sua vez, não chega a gastar dinheiro na hora da compra – a dívida é debitada em sua fatura, paga a cada mês.

Por fim, a maioria dos seus concorrentes realiza vendas por cartão de crédito, e você não pode ficar de fora, não é? Há clientes que preferem pagar sempre com cartão de crédito, ou que muitas vezes precisam fazê-lo, e certamente você não vai querer perdê-los.

Conclusão

O cartão de crédito foi uma grande invenção, tanto para consumidores como para vendedores. Você pode vender mais com cartão de crédito devido à facilidade, praticidade, mobilidade e vantagens que ele oferece ao cliente (como os programas de fidelidade e de pontos).

Esse valioso método de pagamento, visando o vendedor, pode ajudar a diminuir a taxa de inadimplência e diversificar as possibilidades de pagamento. Consequentemente, isso faz as vendas aumentarem.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como o cartão de crédito pode fazer sua empresa vender mais, dados os benefícios tanto para quem compra quanto para quem vende. Se gostou, compartilhe. Deixe sua opinião ou dúvida, e iremos respondê-lo o mais rápido possível.

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