5 coisas que você deve fazer para aumentar as vendas do seu bar

Você sabe o que fazer para aumentar as vendas do seu bar? Não se preocupe, nós vamos lhe ajudar!

Esta é a pergunta de muitos milhares de reais de todo dono de dar. A resposta é: não requer sorte – ou mágica – apenas alguns cálculos, estratégias de up-selling e promoções inteligentes. Use estas etapas para aumentar as vendas de bebidas em apenas uma semana.

1. Nunca perca a oportunidade de apresentar o seu negócio

Um cartão é um recurso essencial para apresentar seus produtos e exibi-los! Não hesite em chamar dois especialistas para esta parte:

  • um fotógrafo profissional para destacar seus pratos;
  • um consultor culinário para a qualidade das informações do seu cartão.

2. Invista em equipamentos modernos

Confira seu cardápio de coquetéis e compre equipamentos de cozinha que apóiem ​​a lista. Por exemplo, se o seu cardápio de coquetéis apresenta bebidas frescas – não faça com que os funcionários do seu bar esprema o suco. Fazer isso à mão é um desperdício de tempo. Portanto, invista em um espremedor. Isso é bem simples, mas que faz uma diferença enorme nas vendas.

Se margaritas bem geladas estiverem em seu cardápio, os misturadores industriais aceleraram a produção (bônus: a maioria tem funções de autolimpeza). Uma lavadora de louças também é fundamental. A equipe do bar pode ter copos limpos e brilhantes à mão, em vez de esperar que mais copos usados cheguem – e ainda ter que lavá-los.

Ter o equipamento certo para lidar com essas tarefas demoradas ajuda sua equipe de forma inexplicável. Assim, o foco do seu bar pode permanecer nos convidados e em fazer coquetéis de qualidade, por exemplo.

3. Não se esqueça dos preços do Menu

Você deve sempre lembrar que, com a intenção de reduzir o gasto com produtos (que supostamente aumentaria o lucro de seu bar), nunca deve optar por itens substitutos de baixa qualidade. Jamais aumente o preço da sua bebida desproporcionalmente. Se você fizer isso, seus clientes assíduos perceberão o aumento repentino nos preços do menu e isso causará uma impressão ruim. 

Em vez disso, o que você pode fazer é aumentar o preço do seu menu de bebidas regularmente, em pequenas quantidades, com intervalos. Isso não lhe custará muito, uma vez que não irá chocar seus clientes com o aumento desproporcional do custo da bebida.

Ao decidir o preço da bebida, você deve seguir apenas uma matemática simples. O custo de cada bebida será diferente conforme o tipo e local do estabelecimento.

Por exemplo, se for um bar sofisticado em uma localidade classe alta, o custo das bebidas será naturalmente maior se comparado ao de um pequeno bar de rua ou em um pequeno bar esportivo. 

Assim, você deve decidir o preço de cada item do menu com base no quanto você gastou na preparação das bebidas. Mesmo querendo fornecer os melhores preços ​​para seus clientes você, definitivamente, não pode sair no prejuízo. Por isso, seja justo e cobre o preço correto!

4. Mantenha os custos sob controle

Para qualquer bar de sucesso, que venda regularmente, é necessário um meio de pagamento eficaz, que aceite todas os cartões de crédito e, além disso, que lhe forneça relatórios completos de todas as vendas. Portanto, não desperdice nenhuma venda, conheça o TEF da Paygo e saiba todas as suas vantagens!

Mas por que eu preciso controlar os custos?

Você deve ter um controle rígido dos produtos do seu bar. Um bar que funciona bem tem seu estoque controlado. Portanto, se um valor de bebidas alcoólicas estiver fora do contexto, o proprietário dificilmente chegará a saber. No entanto, essas apropriações indevidas de maneira consistente podem custar muito para seu bar.

Você deve usar um sistema de gerenciamento que cuidará do seu estoque. Assim, você saberá quanto você compra e também receberá a contagem de produtos no seu estoque diariamente. 

Isso garantirá que você tenha uma visão panorâmica de todas as operações que acontecem no seu bar. A maioria dos desperdícios de alimentos é evitável e é um resultado direto da falta de mecanismos de controle de custos e treinamento dos funcionários. 

Manter este controle, rigorosamente, assegurará que nenhuma atividade que acontece atrás do bar saia de sua vista.

Entre em contato e aumente suas vendas!

5. Crie um plano de marketing

É fundamental que seu bar tenha um departamento de marketing interno que assumirá a gigantesca tarefa de fazer toda a publicidade e captação de clientes, além de fidelizar os clientes assíduos. Você deve se aventurar no marketing online e offline. Planeje bem e defina metas que gostaria de alcançar.

Abaixo, temos algumas dicas de marketing essenciais para o seu bar. São elas:

  • Social Media Marketing (SMM): O alcance do marketing online e digital é extenso. Você não deve apenas criar uma página em uma rede social e esquecer de atualizá-la regularmente. Você deve atualizar constantemente, falando sobre os novos itens inseridos no menu, mudanças na hora de abertura, fechamento do seu bar em um dia específico, ou fazer upload de fotos dos vários eventos que ocorram no local. É possível, também, fazer campanhas de marketing pagas (anúncios online) nas redes sociais. Isto é uma forma mais rápida e mais segmentada de captar novos clientes.
  • Você deve monitorar sua reputação online: crie um site oficial do seu bar otimizado para SEO (Search Engine Optimization), ou seja, que esteja totalmente otimizado para o Google. Assim, novos clientes poderão achar o seu negócio ao fazer uma pesquisa no Google. 

É importante utilizar este site para interagir com seus clientes e ampliar ainda mais o seu relacionamento com eles. Depois de lançar um site, você nunca deve ignorar o comentário do seu cliente no mesmo. Por exemplo, se alguém fizer um bom julgamento, será preciso que você reconheça a apreciação deles e agradeça. Por outro lado, se a avaliação for ruim, em todas as circunstâncias você deve tentar descobrir errou e fazer o máximo para melhorar. 

Ter um perfil online é uma obrigação para garantir que você não esteja fora da mente e da visão dos seus atuais e novos clientes.

  • Distribuição de panfletos e colocação de painéis: coloque painéis e distribua panfletos nas áreas mais movimentadas de sua cidade. Aqui, o marketing é o mais importante. 

A gestão dos bares é fundamental para que o negócio seja lucrativo e duradouro. Planejar e criar estratégias para aumentar as vendas do bar é uma tarefa diária. Os clientes estão sempre à procura de algo inovador e empolgante, por isso você deve sempre tentar mudar suas estratégias de tempos em tempos, o que manterá os clientes literalmente conectados com o seu bar e, claro, aumentará suas vendas.

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