CRM: o que é, para que serve e quais os benefícios para sua empresa

Hoje em dia, com tanta concorrência, não é fácil conquistar clientes. Muitas vezes, as empresas acabam dedicando muito tempo aos dados ligados aos processos de vendas e deixam de lado o principal: ganhar mais clientes! Ou seja, vender cada vez mais e aumentar sua fatia no mercado. É aqui que entra o CRM.

E por quê? 

O CRM consiste em um sistema que otimiza o manuseio das informações de cada fase dos processos de vendas, ou seja, otimiza o tempo. E tempo é dinheiro.

Acompanhe o artigo e descubra o que é CRM e para que ele serve. Além disso, veja como ele pode ajudar a sua empresa a ter uma gestão mais eficiente e, consequentemente, mais vendas. 

Boa leitura!

O que é CRM?

“Customer Relationship Management.” Essas são as palavras em inglês que definem a sigla CRM. Então, o que significa CRM? Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Resumindo o que é CRM de vendas, pode-se dizer que constitui certas práticas, tecnologias e estratégias utilizadas por uma empresa com foco específico no cliente.

No entanto, é importante deixar claro que CRM pode significar um sistema e ao mesmo tempo uma estratégia.

  • Estratégia CRM: utilizada para definir que a totalidade dos setores de uma empresa, como marketing, vendas e logística, direcionem-se para o relacionamento e monitoramento dos clientes;  
  • Sistema CRM: ferramenta para implementar na prática as estratégias da empresa.

Notou que os conceitos acima são complementares e parecidos? E mais, não é possível uma estratégia de CRM sem um sistema de CRM.  

Portanto, CRM é igualmente uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente e uma estratégia.

O que o CRM pode fazer pela sua empresa?

Um software de CRM guarda todas as informações de clientes e potenciais clientes, desde nome a e-mail, telefone e outros dados. Ainda registra preferências, interações e atividades do consumidor de maneira mais fácil. E você sabe: hoje em dia, com toda a concorrência do mercado, é imprescindível conhecer o público-alvo e os clientes, monitorando-os e propiciando um relacionamento próximo e de confiança.

Um sistema CRM é muito útil em situações emergenciais ou que exigem agilidade. Ainda pode organizar e otimizar o atendimento ao cliente: você ganha e fideliza mais clientes com uma ferramenta de CRM.  

Como mencionamos, o sistema CRM deve atuar em conjunto com a estratégia CRM de vendas, que determina que quaisquer setores da empresa foquem nos clientes.

O que uma boa ferramenta de CRM precisa ter

Você já sabe a importância de um sistema de CRM para a gestão da sua empresa, o que resulta em aumento de vendas. E, falando em vendas mais uma vez, convidamos você a conhecer o sistema TEF PayGo, que permite que você leve a maquininha de cartões ao cliente, o que facilita os pagamentos e, consequentemente, suas vendas.

Agora talvez você esteja se perguntando: o que um bom sistema de CRM deve ter? 

Listamos alguns itens básicos que você deve conferir ao escolher seu sistema de CRM:

Integração 

Integrar-se com outros sistemas que permitam enviar e-mails, fazer chamadas, enviar e receber mensagens diretamente na plataforma, criar agenda, verificar entregas, captar dados através de contatos em redes sociais para acelerar cadastramento.

Credibilidade

O sistema precisa ser confiável e estável, armazenando dados de forma segura e ao mesmo tempo facilmente acessível quando houver necessidade.

Possibilidade de funcionar em nuvem

Hoje em dia, a grande tendência é que os dados possam ser manuseados em nuvem, quer dizer, acessados de qualquer lugar, com mobilidade, precisão e segurança garantida por um servidor externo.

Acessibilidade

A ferramenta de CRM precisa ser compatível com dispositivos móveis.

Usabilidade

Significa facilidade para manusear, intuitivo, simples e prático; permitir o trabalho de várias equipes juntas em um processo de venda, de maneira que mais de um indivíduo possa editar os dados dos contatos.

Possibilidade de automatizar processos

Isso inclui enviar e-mails, gerar listas para atender a diferentes objetivos, direcionar o cliente para o setor adequado são tarefas que ficam mais rápidas e fáceis se forem automatizadas, conforme a rotina dos funcionários,

Possibilidade de controlar oportunidades

Em quais negociações e contratos seus funcionários estão trabalhando? Qual a etapa de cada venda? 

Aliás, as etapas de venda devem seguir uma hierarquia e normas pré-estabelecidas. Isso facilita a comunicação entre os departamentos da empresa e entre os funcionários. 

Neste item, não podemos deixar de mencionar a utilidade da criação de exposições para mostrar indicadores e métricas voltados aos objetivos da empresa;

Possibilidade de criar relatórios eficientes e práticos

O que é registrado, pode ser mensurado. Sistemas CRM eficientes devem permitir que informações sejam extraídas do programa para serem analisadas por funcionários ou departamentos. Averiguados os resultados, estabelecem-se estratégias para o crescimento da empresa.

Uma destas estratégias é a própria estratégia CRM, na qual cada setor da organização deve priorizar os clientes e potenciais clientes. 

Conclusão

CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é a base de toda empresa bem-sucedida. Tem tudo a ver com vendas e envolve a totalidade de softwares, processos, estratégias de negócio e toda uma cultura para gerir a relação com o cliente ou cliente em potencial. Assim, poderá satisfazê-los, além de diminuir custos e aumentar lucros.

O CRM (tanto o sistema quanto a estratégia) é voltado à captação de clientes e deve prever e antecipar necessidades e tendências do público-alvo. Para isso, precisa detectar os canais mais adequados para chegar a eles.

Em termos de estratégia, o CRM de vendas é uma metodologia que prioriza o controle da carteira de clientes, impedindo que sejam perdidas oportunidades de comercialização e otimizando o atendimento ao cliente. Ele não funciona sem uma boa ferramenta de CRM.

Resumindo: CRM é essencial para a gestão de uma empresa.

E, falando em gestão, que tal conhecer o conciliador PayGo, no qual você pode conciliar suas vendas por meio de cartão de forma prática e segura? São relatórios para que você possa acompanhar suas vendas com cartões de débito e crédito na maquininha ou no TEF, em um ou mais locais de venda e com painel online. Você pode filtrar as transações por:

  • Loja;
  • Adquirente;
  • Cartão;
  • Bandeira;
  • Tipo de transação;
  • Domicílio bancário.

Assim, você sabe exatamente o que vai receber ao gerenciar e acompanhar taxas e descontos das adquirentes, cancelamentos e chargebacks. Pode, ainda, exportar relatórios CLS, CSV, TXT e PDF e criar filtros, tudo isso na Internet.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre CRM. Você viu que existe uma estratégia de CRM e um sistema de CRM, e que esses conceitos trabalham juntos para ganhar e fidelizar clientes, armazenando, organizando e medindo dados dos clientes ou do público-alvo. 

Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida, queremos ajudar você a crescer cada vez mais. Até a próxima!

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