Promoção de vendas: o que é e 5 dicas de como atrair mais clientes e aumentar seu faturamento

Hoje vamos falar de um assunto vital para qualquer empreendedor: vender. Esse é, sem dúvida, o objetivo de qualquer empresa. Vender cada vez mais, com mais lucros, para um público cada vez mais diversificado. Levando em conta essa premissa, podemos dizer que a promoção de vendas é uma das maiores estratégias para aumentar vendas e consolidar uma marca. 

Neste artigo, você ver saber o que é promoção de vendas, como fazer promoção de vendas e importância da promoção. Verá, em especial, 5 dicas de como fazer promoção de vendas, incentivando seu público-alvo a experimentar novos produtos ou serviços, elevando o volume de transações, aumentando o faturamento, atraindo clientes e fidelizando-os.  

Vamos lá? 

O que é promoção de vendas?

Promoção de vendas possui vários objetivos, conforme citamos. E, para cada um deles, você deve utilizar uma promoção diferente. Quer dizer: as promoções que você priorizar vão depender do que você pretende conseguir em determinado período. Portanto, em primeiro lugar, faça um bom plano de vendas, adaptando-o quando necessário.

Promoções servem para movimentar o estoque, inovar, aproximar-se do público, divulgar sua marca, seus produtos e serviços, e, finalmente, aumentar o faturamento e o lucro. 

Ao pensar em promoção de vendas, uma das primeiras coisas a serem consideradas é atingir seu público-alvo com eficiência. Isso exige estratégia. É perda de tempo focar em quem não tem interesse no que você vende, ou gastar muito tentando convencê-los de que seu produto ou serviço pode ser útil para eles. Então, concentre-se em seus potenciais consumidores e elabore a promoção de vendas baseado neles. 

  • Com quem você vai se comunicar?
  • Como você vai se comunicar?
  • Que recursos você tem para se comunicar?

Eis algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo antes colocar no ar uma promoção de vendas. Promoções não dependem somente de seus objetivos internos, mas das tendências do mercado e do marketing, em especial o digital. 

Assim, observe sempre sua concorrência. Não imite. Tenha sempre diferenciais. E, principalmente, seja PERSUASIVO. Fale exatamente o que seu público quer ouvir, ofereça exatamente o que ele quer obter, não só material mas emocionalmente. 

Então, vamos ver 5 dicas para você fazer promoção de vendas em sua empresa e turbinar seu negócio? Você pode adaptá-las a seus recursos e seus objetivos.

1- Qual o objetivo da campanha promocional?

A primeira dica é definir o objetivo da promoção de vendas, ou seja, a importância da promoção de vendas para sua empresa. 

Estamos falando em planejar a promoção, delimitar sua finalidade. Vender produtos encalhados, atrair novos clientes, lançar um produto ou serviço, aumentar a divulgação da sua empresa, mudar a imagem da sua marca, aumentar as vendas… Pense bem: o que é mais necessário?

2- Ofereça valor aos consumidores

Promoção de vendas tem que fazer com que o público perceba valor no que é oferecido, e isso só ocorrerá se o que você está colocando em promoção for relevante para ele.

Cuidado para não enganar o consumidor e não afetar a imagem da sua marca ou dos seus produtos ou serviços. Por exemplo, ao colocar em promoção um produto encalhado. O cliente tem que sair ganhando. 

3- Conheça as alternativas promocionais

Você deve saber todas as possibilidades do marketing, em especial o digital, para utilizá-las da melhor maneira. Uma das possibilidades são os anúncios para pagar por clique (PPC), no Google Adwords, Facebook e Instagram Ads, Rede de Display Google e por e-mail. 

Você pode mesclar técnicas, ou usar apenas uma, desde que tenha um objetivo definido e um bom planejamento. Dessa maneira, vai conseguir um bom Retorno de Investimento (ROI). 

Além das campanhas no Google e nas redes sociais, algumas dicas de promoção de vendas são:

  • Descontos;
  • Cupom de desconto;
  • Black Friday: é a data mais importante para o ecommerce brasileiro, mas pode ser empregada em lojas físicas, é importada do comércio dos Estados Unidos;
  • Liquidação.

4- Atente ao calendário 

Estamos falando em datas comemorativas e sazonalidade: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, mudança de estações etc. Fique de olho nas datas em que você puder lançar promoções, quer dizer, no calendário com datas importantes. 

Conforme seu nicho, algumas datas podem ser mais importantes que outras. Lembre-se de datas comemorativas menores como Dia do Consumidor, Dia dos Avós e Dia do Escritor.  

5- Valorize clientes fiéis

Já diz Kotler, o guru da Administração, que manter um cliente é muito mais barato do que conseguir novos. Então, invista nos clientes fiéis. O cliente fiel é aquele que costuma fazer compras em sua loja e busca novidades e promoções.

Pense em promoções exclusivas para clientes fiéis, de maneira que promovam sua empresa. 

Como clientes satisfeitos e contínuos podem espalhar uma boa imagem da sua empresa, o contrário pode ocorrer igualmente. Lembre-se: um cliente fiel sempre pode vir a se decepcionar, e você pode perdê-lo e ter que reconquistá-lo. 

Sobre a valorização de clientes fiéis, algumas alternativas são programas de fidelidade por volume de compras, brindes, cupons de desconto, clube de assinantes etc.

Conclusão

Promoção de vendas é essencial para qualquer negócio, e pode ter diferentes objetivos. O objetivo é sempre aumentar o faturamento e os lucros, e exige um bom planejamento. Coloque-se no lugar do seu público para saber o que ele deseja.

Cuidado para não deixar sua marca mal-falada ou prometer algo e não cumprir. Tenha à disposição no estoque os produtos oferecidos durante o período da promoção. Mantenha contato contínuo com seus clientes, priorize o atendimento ao consumidor, promova envolvimento em suas publicações nas redes sociais.  

Não se esqueça de medir os resultados, sempre pensando em aumentar as vendas e os lucros. 

A promoção de vendas é uma estratégia de marketing super efetiva. Mas o que adianta captar vários clientes e você não dar conta na hora de receber e de gerir seus pagamentos? A PayGo pode lhe ajudar neste momento!

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Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo sobre promoção de vendas. Seja criativo, tenha diferenciais, fique de olho nas novidades do mercado. Se gostou, compartilhe! Deixe sua opinião ou sua dúvida. 

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