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Como funciona a plataforma de pagamentos omnichannel e como ela pode ajudar sua empresa

Hoje, atendimento ao cliente e relacionamento com o cliente são decisivos para o sucesso de uma empresa. Dessa forma, muitas delas estão investindo em canais offline e online para atrair e interagir com clientes: lojas virtuais, lojas físicas, apps, redes sociais… Essa tendência se chama omnichannel, uma das áreas em que a PayGo tem atuado para fazer seu negócio crescer.

A PayGo possui uma plataforma de pagamentos omnichannel, podendo atender qualquer tipo de negócio, das soluções mais simples às mais customizadas. Não importa seu ramo de atuação. A plataforma contempla soluções para ambientes físicos e digitais.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de omnichannel: o que é e como funciona, mostrando como você pode ser beneficiado através desse modelo de ação. Pagamentos omnichannel, por exemplo, facilitam as vendas e os lucros, atendendo aos consumidores mais exigentes.

Então vamos lá? Continue lendo e descubra mais sobre omnichannel e como você pode utilizar esse conceito.

O que é omnichannel?

Omnichannel é um termo muito utilizado nos dias atuais, e seu emprego em empresas aumenta progressivamente.

Omnichannel é uma abordagem multicanal de marketing, que inclui atendimento ao cliente, estratégias e compra de forma integrada e simples. Então, temos a utilização simultânea e interligada de vários canais de comunicação, voltados a envolver mais as experiências de compra online e offline e a experiência dos clientes.  

Desta maneira, no omnichannel o cliente não sente qualquer diferença entre o tratamento offline e online, com a integração entre lojas virtuais, lojas físicas e consumidores convergindo todos os canais de uma organização. 

Por exemplo: o cliente compra através de um notebook, celular, telefone fixo, pessoalmente ou quaisquer outros meios de venda da loja. Nos pagamentos omnichannel, a chave é a experiência de compra ser a mesma em qualquer canal, ou semelhante. Outro exemplo é encontrar um sapato em um app, comprá-lo na loja física e receber a compra em sua casa.

Portanto, omnichannel é uma estratégia inovadora e uma resposta às necessidades do público, oferecendo-lhes melhor, mais completa e mais simplificada experiência de compra, sem muitas barreiras entre as compras offline e online.

Ao desmembrar o termo, temos omni como “inteiro” em latim, e channel, “canal” em inglês. Quer dizer, em termos de omnichannel o significado é semelhante a “todos os canais”. Além de omnichannel, temos ainda crosschannel e multichannel, termos bastante utilizados que também se referem à experiência dos usuários com os canais dos vendedores.

Vamos ver a diferença entre estes termos.

Omnichannel, crosschannel e multichannel

Estes 3 conceitos de experiência de compra são complementares. 

Vejamos o significado de cada um deles:

Omnichannel

Omnichannel significa que todos os canais de uma organização estão de fato conectados. Assim, mesmo em uma loja física, você pode utilizar o app para verificar se um produto está disponível: encontrando-o, solicita a um dos vendedores da loja física e informa que deseja que o produto seja entregue em sua casa. As alternativas de compra se interligam de forma simultânea.

Todos os canais se ajudam para ofertar uma experiência de compra progressivamente melhor para o cliente, agregando o online ao offline.

Crosschannel

“Cross” é um termo em inglês que significa “cruzar”. 

Portanto, nesta modalidade os canais de uma empresa podem se cruzar de maneira que a compra seja realizada online, digamos no site da loja, e a retirada seja na loja física. São canais cruzados na experiência de compra.

É exatamente esse cruzamento na experiência de compra que a PayGo facilita com suas soluções em tecnologia de captação e administração de pagamentos. 

No crosschannel, não há competição entre canais, visto que todos eles se complementam para proporcionar ao cliente conforto, praticidade e uma compra mais eficiente e satisfatória de seu ponto de vista.

Multichannel

“Multi” significa “muito” ou “muitos”. Trata-se de um conceito em que uma empresa oferta vários canais de compra, por exemplo app, site e loja física. 

A diferença é que neste caso a conexão entre estes canais não existe: vendedores da loja virtual trabalham separadamente aos da loja física, a exemplo dos que gerenciam as compras pelo app. 

O que se tem é o fato de que os canais de compra competem e não ocorre troca de dados. 

Benefícios do omnichannel 

Omnichannel é um termo que está na moda. O consumo é transformado em experiência única, facilitada e conectada por diferentes canais. É reflexo de consumidores cada vez mais exigentes, notadamente sobre comodidade.

Várias empresas têm procurado implantar o conceito de omnichannel em sua gestão, o que nem sempre é tão simples: oferecer uma completa experiência de compra para o público é um dos maiores objetivos de qualquer empresa que ambicione se destacar no mercado, porém é uma modalidade de vendas recente e que precisa ser muito bem gerida. 

Mas vale a pena. Veja alguns benefícios da prática omnichannel: 

  • Melhor experiência de compra para seus clientes, com o objetivo de satisfazer suas expectativas e desejos;
  • Clientes satisfeitos permitem melhorar serviços oferecidos e vendas;
  • Maior índice de fidelização;
  • Mais valor à marca.

Quer dizer, os processos de atendimento aos clientes são otimizados e a empresa poderá melhorar seu desempenho e aumentar suas vendas, de acordo com o planejamento que você criou.

A PayGo é uma empresa que se dedica a ajudar sua empresa a melhorar cada vez mais a experiência de compra do cliente, através de tecnologia de ponta: desde o recebimento de pagamentos até sua conciliação e gestão. O resultado é aumento de faturamento, de clientes e de fidelização de clientes. As soluções podem ser simples ou customizadas, físicas ou digitais, e você só tem a ganhar, assim como seus clientes!

Você deseja utilizar os serviços e produtos de uma empresa que, de fato, esteja interessada no crescimento do seu negócio e na satisfação do seu cliente, com as melhores tecnologias? Uma empresa consolidada e conceituada no mercado? Acesse o site da PayGo e conheça as vantagens de ser nosso cliente.

Ah! Você ainda pode ser um revendedor PayGo, oferecendo as nossas soluções de pagamentos para que as empresas cresçam e cheguem a seus objetivos, da forma mais simples e prática! 

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