Como aumentar as vendas do seu restaurante: dicas de sucesso

Se você trabalha na indústria alimentícia, sabe que a competição às vezes pode ser cruel. Com muita concorrência e tendências que mudam rapidamente, pode ser difícil manter seu negócio como sendo a primeira opção da mente do seu potencial cliente.

Vamos explorar algumas técnicas de marketing e vendas (desde adicionar uma sobremesa ao cardápio de pedidos até à sugestão de um acompanhamento específico) que os melhores restaurantes utilizam e que você pode usar para atrair novos clientes, manter os regulares e, depois de ter uma grande base de clientes, aumentar as vendas do seu restaurante.

Se você quiser aumentar o lucro do seu restaurante, você tem várias abordagens à sua disposição: 

  • Captar novos clientes;
  • Aumentar a frequência de atendimento para seus clientes atuais;
  • Aumentar o valor médio gasto por cliente;
  • Aumentar o volume de negócios (sem interromper o serviço e expulsar seus clientes)

Uma outra estratégia eficaz para garantir mais vendas para o seu restaurante é fazer vendas cruzadas (upselling), ou seja, incentivar o cliente a comprar o produto mais caro da mesma família de produtos que ele está querendo no momento (sugerir produtos complementares), porém sendo o mais completo e/ou com coisas adicionais. 

Por exemplo, se o cliente quer comer um crepe, é válido sugerir o crepe que tem aquele recheio especial ou um que tem vários recheios em um só. Possivelmente, estes são os crepes mais caros do restaurante, mas também são os melhores.

Mas não para por aqui! 

Agora, mostraremos outras dicas e sacadas para aumentar as vendas do seu restaurante. Acompanhe!

Tenha um site de pedidos online

Muitos potenciais clientes podem não ter tempo para esperar por uma mesa ou mesmo sentar-se para jantar. É por isso que planejar e disponibilizar maneiras diferentes para que as pessoas possam pedir suas comidas é super importante e gera um grande alívio para a vida agitada das mesmas. E, consequentemente, seu restaurante irá lucrar mais.

Você já oferece a opção de pedido online para seus clientes? Se esse não for o seu caso, você está perdendo um número muito grande de vendas adicionais. O ticket médio, nesse caso, geralmente é mais alto, e 95% das pessoas que fazem pedidos desta forma, voltam a comprar. Essa retenção e fidelização de clientes ocorre, especialmente, se as suas preferências estiverem salvas na sua conta ou se o pedido for feito com apenas alguns cliques.

O seu site de pedidos online também é o ambiente perfeito para o cliente escolher ingredientes adicionais ou extras.

A compra online é ainda mais eficaz porque reduz a quantidade de tempo que você precisa para receber pedidos pelo telefone e diminui a chance de erros. 

O seu cardápio deve ser perfeito

A maneira como você apresenta seus pratos, através dos textos e imagens do seu cardápio, tem uma grande influência nas suas vendas. 

Por exemplo, se você quiser que seus clientes peçam um copo de vinho, você deve sugeri-lo da forma correta, e seu menu é ideal para isso. O que acha de uma foto bem bonita e em alta resolução? O que é mais tentador do que um copo de vinho ao lado da imagem de uma costela e suas batatas fritas caseiras?

É mais que importante, também, que as fontes do texto do cardápio não estejam pequenas e que tudo seja bem nítido. Assim, o cliente não irá se confundir.

Melhore sua presença online

É notório que milhares de pessoas acessam a internet todos os dias, principalmente em seus dispositivos móveis. Não importa quanto tempo você invista no website de sua empresa, se ele não estiver otimizado para celulares e tablets, a maioria de seus clientes sairá da página. Certifique-se de que você está fazendo a tecnologia funcionar a seu favor, investindo em um site responsivo, ou seja, que funcione corretamente em tablets, celulares e desktops.

Se você não tiver um website, a melhor coisa que deve ser feita para ajudar os clientes a encontrar seu restaurante é abrir uma conta no Google Meu Negócio. Assim, os potenciais clientes, ao pesquisarem a sua marca ou algum tipo de comida no Google, podem achar o seu restaurante. Inclusive, poderão ver o endereço, horário de funcionamento, número de telefone e fotos de sua localização. E não acabou por aqui! Seus clientes também poderão publicar uma análise do restaurante e postar fotos dos seus pratos.

Da mesma forma, crie perfis profissionais nas redes sociais mais conhecidas no mundo, como o Facebook e Instagram. Com isso, você irá manter uma presença online mais ativa e seus clientes poderão te achar com mais facilidade. Se você não tiver tempo para monitorar as mensagens que chegam pelas suas redes sociais, contrate algum profissional para ficar encarregado disso. O atendimento é super importante! 

Outra grande benefício ao ter uma conta comercial nas mídias sociais é que você pode fazer anúncios para qualquer evento que você esteja hospedando. Você pode criar anúncios, também, para informar aos clientes que o seu restaurante terá que ser fechado inesperadamente devido a falta de energia ou outro motivo. É claro que isso também é uma maneira perfeita para se conectar com sua comunidade e humanizar sua marca. 

Portanto, você pode usar as redes sociais para realizar várias estratégias de retenção de clientes, como as que mencionamos acima. Isso, consequente, irá aumentar as vendas do restaurante.

Atraia novos clientes para o seu restaurante

Provavelmente, você conhece a importância da primeira impressão em qualquer negócio, ainda mais um empreendimento físico. Um cliente regular é mais propenso a esquecer uma experiência abaixo da média do que um novo cliente.

Portanto, é ideal criar experiências memoráveis para os novos clientes. Este é o primeiro e grande passo para transformá-los em clientes fiéis. Tome medidas para manter um bom contato e criar uma conexão mais pessoal com os novos frequentadores do restaurante.

Utilize técnicas de marketing 

É claro que existem muitas táticas tradicionais de marketing às quais você pode recorrer, como as criações de anúncios. Mas isso pode lhe custar muito dinheiro. Ter uma forte presença nas redes sociais, no entanto, não custa nada além do seu tempo. 

Portanto, produza  conteúdos de valor, como receitas, novos pratos ou coisas que o seu público possa curtir. Você pode até incentivar os clientes a escrever comentários sobre suas experiências gastronômicas na página do restaurante (prova social). Assim, novos clientes irão até o estabelecimento, com o intuito de ter a mesma experiência de quem já foi.

Ofereça aos clientes diversas alternativas de pagamento

Ampliar as formas de pagamento para os seus clientes te dá uma enorme vantagem em relação à concorrência. Para conseguir destacar o seu restaurante dos demais, a PayGo possui a tecnologia de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). Com ela, o seu restaurante aceitará diversas bandeiras de cartão em uma única máquina. Mas tem muito mais benefícios! O TEF da PayGo pode dobrar as vendas do seu negócio, acredite!

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