4 estratégias de fidelização de clientes

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.” Se você é empresário, e um estudioso do empreendedorismo, é possível que já tenha ouvido essa famosa frase do guru da Administração, Philip Kotler. E ela é verdadeira! A fidelização de clientes precisa ser uma das prioridades de toda empresa que almeja se destacar no mercado, aumentando seu faturamento e seus lucros.

Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para fidelização de clientes. Assim, você poderá conquistar clientes recorrentes em sua empresa, satisfeitos e sempre abertos ao que você oferece. Não se esqueça de que um cliente satisfeito e fiel pode chamar vários outros, ainda mais com a viralização das opiniões de clientes em aplicativos e redes sociais – além do velho boca a boca ao vivo. 

Então, quer aprender mais sobre como ser um encantador de clientes? Deseja manter cada vez mais clientes que confiem em você e apreciem seus produtos, serviços e sua marca? Continue lendo!

A importância da fidelização de clientes

Vamos ser diretos: com toda a concorrência do mercado atual, acirrada em praticamente todos os nichos, ganhar um cliente exige cada vez mais esforços. E esses esforços exigem custos: é prospectar, contatar, realizar o follow-up, negociar, pensar em estratégias de marketing e em diferenciais, treinar a equipe de vendas, ter um ótimo atendimento aos potenciais consumidores…

Como disse Kotler, ganhar um cliente custa muito. Então, você não acha que realmente é muito mais fácil manter clientes fiéis do que conquistar novos? Hoje, as pessoas estão cada vez mais seletivas, visto que há muitas ofertas. É uma batalha hercúlea entre empresas pela preferência do consumidor, ainda mais entre aquelas que não têm muitos recursos para investir – a maioria.

Então, não basta você focar em marketing e vendas: você tem que priorizar ainda estratégias de fidelização de clientes. 

O cliente fiel é o maior tesouro que uma empresa pode ter, e, se ela consegue manter cada vez mais desses consumidores satisfeitos, está galgando rapidamente para o topo! 

Como dissemos, cliente fiel é porta-voz da sua empresa. Além disso, gera engajamento de outras pessoas, espalhando uma boa imagem da sua empresa. 

Em palavras bem simples: regue as plantinhas. Alimente os relacionamentos com os clientes, mantenha-os à vista, descubra do que estão precisando, o que pode oferecer a eles, disponibilize conteúdo de qualidade – não apenas divulgação de produtos ou serviços – e FAÇA-OS SE SENTIREM ESPECIAIS. 

Em nossos tempos, a emotividade tem um valor muito grande nas relações entre empresas e consumidores: as pessoas querem se envolver com a empresa e com outros clientes ou potenciais clientes, querem se sentir identificadas e acolhidas, seguras e confortáveis. Elas encontraram você! Escolheram você! Mas não foi por acaso. 

É que você investiu em fidelização de clientes, um dos focos primordiais de toda empresa de sucesso, ainda mais na economia de recorrência – serviços recorrentes – em que vivemos. Uma economia que tem, nas vendas/compras recorrentes, uma via altamente lucrativa e inteligente.

Então, agora que você entendeu a importância de estabelecer uma relação de confiança e estabilidade com os consumidores, vamos ver 5 estratégias de como fidelizar clientes?

Tenha um atendimento encantador

Se você fosse um potencial cliente ou cliente afirmado da sua empresa, ou de qualquer empresa de outro ramo, como gostaria de ser atendido?

Atendimento ao cliente hoje é um diferencial enorme para quem quer fidelizar clientes. Você esteve lá e ajudou o consumidor quando ele precisou, foi gentil, profissional, eficiente e assertivo. Isso vale para antes, durante e depois da venda.

Observe seu público-alvo: o que ele pensa, como age, que sinais fornece sobre suas necessidades (dores) e desejos? O que é importante para ele? 

Em resumo: escute/veja o cliente, e saiba se colocar em seu lugar. Isso envolve aceitar críticas como forma de aperfeiçoamento: quem sabe você não tem uma segunda chance com o cliente, e, corrigindo um erro no atendimento ou sobre a qualidade do produto ou serviço, por exemplo, não consegue fisgá-lo de vez? Xingar o cliente, tratá-lo mal, dificultar a comunicação, nada disso ajuda para fidelizar o cliente. Ele tem várias outras alternativas.

Utilize programas de fidelidade

Quer fidelização de clientes? Crie programas de fidelidade atrativos, que convençam o cliente a ficar com você após a primeira compra, e a segunda, a terceira, a quarta… Talvez sempre.

Como?

Disponibilize aos clientes descontos exclusivos e vantagens, utilizando estratégias de fidelização de clientes:

  • Regulamento simples nas ações de fidelização;
  • Incentivo à participação ativa;
  • Recompensas e benefícios que o cliente deseja: brindes, cupons de desconto, acúmulo de pontos para utilizar em compras ou vantagens, compra casada (pacotes de produtos e serviços com desconto: “Leve juntamente o produto X e o Y e pague apenas R$ 100, por exemplo) etc.

Não se esqueça de ser ético e cumprir o que promete ao cliente, nos prazos acertados. 

Clientes fiéis: tratamento VIP

Ah, clientes fiéis são os mais importantes para o seu negócio, não é mesmo? Fidelidade é uma qualidade admirável, em qualquer circunstância. Mesmo no – muitas vezes – gélido e implacável mundo dos negócios.

Então, que tal colocar seus clientes fiéis em um pedestal? É claro, sem prejudicar o desempenho do seu negócio. Mas já pensou no que pode fazer por eles? Não estamos falando apenas de produtos ou serviços, mas conteúdo de qualidade relacionado à sua fatia de mercado. 

Invista em ações de relacionamento, newsletters especiais, cupons de desconto exclusivos e até em um clube de fidelidade. Deixe que sejam os primeiros a saber dos lançamentos e ofertas, e trate-os com o máximo de personalização possível – o cliente quer se sentir especial, não é mesmo? Afinal, ele fez sua empresa ser especial para ele.

Resumindo, pense em recompensar seus clientes fiéis, eles escolheram você: dedique-se a eles!

Faça o acompanhamento do cliente

Já falamos sobre entender seu público-alvo, o que pensa, o que necessita e deseja (e, às vezes, nem sabe que deseja: faça-os ver!). Então, isso requer monitoramento dos clientes, o que faz parte das ações de fidelização de clientes. E não monitore apenas os clientes, mas suas iniciativas em relação a ele: campanhas, promoções, lançamentos, engajamento etc. “O cliente sempre tem razão”, lembra? Você tem que admitir, pois ele é quem compra.

Para monitorar clientes, você pode providenciar um programa de CRM (Customer Relationship Management) para sua equipe. Acompanhar a clientela de forma otimizada, organizada e prática significa detectar erros e acertos e evitar despesas e falhas. Afinal, significa conquistar a fidelização de clientes. 

Quanto mais você conhecer seu público-alvo, incluindo potenciais clientes e clientes fiéis, mais vai saber quais estratégias de fidelização de clientes utilizar.

Sistema de recorrência PayGo

Fidelização de clientes é parte da tendência do mercado de oferecer produtos e serviços recorrentes: a cobrança é automática, com cartões de crédito ou débito e boleto bancário.  

Com pagamentos recorrentes, você vai diminuir custos através de pagamentos contínuos por boleto e cartões de débito e crédito, mediante contratos de fidelidade, ter menos inadimplência e mais tempo para investir em outras áreas do seu negócio.

A PayGo pode ajudar você na fidelização de clientes com um sistema inovador que permite agendar cobranças, suspendê-las a qualquer momento, fazer inserções manuais ou por processamento de lotes, ter um custo fixo por transação, independentemente do valor do produto ou serviço, e controlar as transações em um painel simples de usar. Aceite o desafio de dobrar seus clientes fiéis e suas vendas recorrentes!

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